O que são as metas e para que servem afinal?

06-02-2015 20:54
O que são as metas e para que servem afinal? 
 

 
As metas foram pensadas para porem todos a pensar!
 
Pensar!?... Isso também se aprende? A resposta é sim! É para isso que servem as metas, para porem os alunos (e os outros…) a aprender a pensar. E apesar da inevitabilidade da expressão: “No meu tempo isto não era nada assim!”), as metas foram criadas por uma equipa de técnicos de educação que investigou sobre a melhor forma de pôr os alunos a pensar, quer dizer, a desenvolver o seu pensamento crítico. “Os alunos são obrigados a analisar mais, a discutir mais, a avaliar mais, a justificar mais e a explicar o seu raciocínio e a sua compreensão de uma forma mais aprofundada, em especial ao nível da sua expressão escrita e oral.” como refere Jen Jones no seu blogue Hello Literacy.
Porquê o pensamento crítico e para que é que isso serve?
Os nossos filhos e alunos não precisam de “empinar” informação como no “nosso tempo”, hoje qualquer computador o faz melhor do que qualquer ser humano. Eles não conseguem competir com a máquina. Eles precisam de saber recolher, selecionar e analisar, interpretar e reorganizar ou mesmo alterar essa informação de uma forma crítica e criar a partir daí, aquilo de que precisam! Pensar também é criar! O pensamento crítico também pode e deve ser criativo!
Os nossos filhos e alunos devem aprender a pensar e a aceitar que o modelo de resposta única e certa, que nos era exigido a nós pelo sistema educativo, já era (“No meu tempo não era nada disto!”). Devem aprender a aprender e a aprender a desaprender! Não existe uma única resposta certa, mas existem muitas perguntas e muitas respostas. É a perguntar que eles devem aprender! A questionar tudo e a perceber que não faz mal ter uma resposta errada. É mais importante aprender a pôr perguntas para chegar à resposta que queremos ou talvez não! Isto é,  PENSAR! Pensar dá trabalho, vamos trabalhar!...

 

 
 
 
As metas foram pensadas para integrar a aprendizagem de todas as disciplinas numa única disciplina: Pensar!…(tudo tem a ver com tudo)

 

 
 
 
A Matemática também está na Língua Portuguesa e vice-versa e as Ciências (o chamado Estudo do Meio) está na Matemática e na Língua Portuguesa e por aí adiante)!... Os nossos alunos e filhos devem passar mais tempo a investigar e a analisar, do que a ouvir informação que lhes é dada oralmente por alguém e que muitas vezes nem faz sentido para eles. A verdade é que os problemas da vida real nunca irão ser tão lineares e “fáceis” de resolver como os do teste de matemática. Mas as soluções aparecem quando trabalhamos com os outros e para os outros. Tudo tem a ver com tudo, na vida e na matemática e… tudo leva e tem o seu tempo!
“Devemos focar-nos mais na eficiência de um aluno do que na velocidade da sua resposta. Devemos valorizar a capacidade do aluno pensar estrategicamente para resolver um problema sem ser “confundido” com uma série de passos desnecessários durante esse processo. A exatidão vai muito além da obtenção de uma simples resposta correta. Considera o significado da operação, o registo de um trabalho cuidadoso e o perguntar a si próprio se a solução faz sentido….” Linda M. Gojack, presidente do National Council of Teachers of Mathematics que nos apresenta uma ideia que se deve aplicar a todas as outras áreas/disciplinas. Já agora, quem é que inventou as disciplinas?...
 

As metas foram pensadas para porem todos a pensar e a saber mostrar como o fazem!
As metas põem todos a pensar e exigem provas e evidências desse pensar! Explicar como pensam e provar porque o fazem! Saber porque sabem e para que sabem o que sabem! Ou até saber porque não sabem e o que querem saber e como fazer para o saber! Os “novos testes” centram-se nesta ideia: mostrar e provar o que sabem (ou não) e não apenas em mostrar que sabem. Pensar, mais uma vez!...
Uma pergunta - E as metas, será que servem para fazer os alunos querer aprender?...  Essa é talvez a principal meta das metas e inerente a todas elas!… Como mostrar a um aluno que a posse do conhecimento e do pensar é algo só dele e do qual não deve prescindir? É uma forma de poder que pode e deve partilhar com todos os outros! Será que os nossos alunos e filhos sabem disto? E como dar-lhes isso a conhecer?...
Uma coisa é certa no tempo deles isto não vai ser nada assim!... Mas PENSAR e saber pensar, será que vai continuar a ser assim?
“Os analfabetos do futuro não serão aqueles que não sabem ler mas aqueles que não sabem aprender, desaprender e reaprender.” Alvin Toffler em “O choque do futuro”
Como ajudar o meu filho/filha… com as metas?
Pergunte porquê quando o seu filho lhe diz que quer ou não quer algo.
Use a palavra PORQUE depois da palavra “Não” ou “Hoje não”.
Encoraje as perguntas e explore as respostas (em especial perguntas cujas respostas sejam sim ou não).
Explique e discuta com ele, os problemas lá de casa e da comunidade e as soluções encontradas.
Procurem “padrões”.
Diga ao seu filho aquilo que valoriza e porquê.
Encoraje-o a manifestar as suas opiniões e a saber defendê-las…
 
 
 
"...Num futuro, não muito distante, haverá poucos empregos para pessoas altamente educadas e bem preparadas. Não haverá chances para todo mundo. A qualidade do ensino é precária no mundo inteiro e isso terá graves consequências. Em especial, a educação científica é deplorável. Em quase todo o mundo os professores ainda são mal remunerados e a qualidade do ensino de ciências é muito deficiente. Para mim, este é um dos piores problemas que enfrentamos atualmente, causador de muitas desgraças. No início deste século, o escritor H.G. Wells dizia que "o futuro será uma corrida entre a educação e a catástrofe". No momento, acho que estamos perdendo a corrida..."
Carl Sagan
 
 
 
 
"...Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender..." Alvin Toffler